SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
SAESC Sistema de Alimentação Escolar

O SAESC - Sistema de Alimentação Escolar, é uma Ferramenta concebida para utilização através da Internet, com atualizações e consultas on-line e em tempo real, contemplando desde os processos de compra e distribuição até a efetiva utilização dos alimentos nas escolas públicas.

A Ferramenta viabiliza a padronização crescente de procedimentos operacionais, elaboração de cardápios, padronização na especificação dos alimentos, definição de percaptas, previsão de compras, distribuição e utilização nas escolas.

Como resultado da padronização dos cardápios e percaptas, aliado às orientações repassadas às escolas para que realmente cumpram os cardápios definidos através da Ferramenta, é possível elevar a qualidade e a quantidade na compra de alimentos, refletindo sensível e positivamente no valor nutricional ofertado aos alunos.

A automatização facilita e agiliza a realização de algumas atividades até então manuais. Pode-se citar, por exemplo, a geração dos quantitativos para o cardápio do dia, entrada e saída de alimentos e geração de relatórios de acompanhamento, reduzindo potencialmente oportunidades para possíveis desvios ou utilizações inadequadas da alimentação. Constata-se ainda, junto aos alunos das escolas, a importância e os desdobramentos do resultado desse controle, na medida em que observam-se diversos relatos quanto ao fato da quantidade de alimentos servidos ter aumentado e a que “a merenda ficou mais gostosa”, por conta do treinamento às “merendeiras” no melhor uso desses alimentos e da Ferramenta.

O SAESC fornece subsídios para que os processos de compras mensais sejam realizados com rapidez e agilidade e as entregas ocorram dentro dos prazos previstos, eliminando a possibilidade de descontinuidade ou inconstância no fornecimento da alimentação aos alunos. Após o processo de compra, os demais procedimentos de recebimento, distribuição e utilização são totalmente realizados através do SAESC que, por ser concebido para utilização pela Internet, possibilita a qualquer momento a obtenção de todas as informações necessárias sobre as escolas e o depósito central.

A Ferramenta SAESC foi concebida, em ideal, pelo respeito ao direito de acesso dos alunos a uma alimentação digna e saudável, possibilitando aos gestores das políticas públicas e aos órgãos controladores a visibilidade e transparência devidas na gestão e utilização dos recursos do PNAE.

Trata-se de automatizar todos os processos possíveis envolvendo a Alimentação Escolar, desde as Escolas, Entidades Executoras Municipais e Secretarias de Educação Estaduais. O objetivo principal é auxiliar os Nutricionistas a prepararem melhores cardápios baseados em parâmetros nutricionais, ao CAE para melhor controlar o uso dos recursos do PNAE sob sua responsabilidade e aos Gestores Nacionais para obterem informações rápidas e consolidadas de todo o processo, tomando as ações necessárias em curto espaço de tempo.

A possibilidade de divulgação e comercialização centralizada da Ferramenta e o treinamento no uso desta a cada município é um objetivo atingível, com custo relativamente baixo, considerando os benefícios ao Programa como um todo.

Assim é possível implementar e nacionalizar o uso da Ferramenta e de seus processos claros e definidos de maneira rápida, organizada, confiável e de baixo custo, atendendo ao contido no documento publicado em 07/10/2004, em especial no Item IV - Atribuições, Subitem A – Funções do Nível Federal, onde as alíneas 1, 2 e 3 são completamente contempladas pela Ferramenta, bem como, das atribuições em nível estadual e municipal.


10101010101010101111111110100000111100001100000011001100100000001111111110101010110011001010101010101010100010001010101011000000